DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



terça-feira, 10 de agosto de 2010

RESPONSABILIDADE E ATRIBUIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

1- Suprir, através de Compras, a empresa de todos os materiais necessários ao seu funcionamento;
2- Avaliar outras empresas como possíveis fornecedores;
3- Supervisionar os almoxarifados da empresa;
4- Controlar os estoques;
5- Aplicar um sistema de reaprovisionamento adequado, fixando Estoques Mínimos, Lotes Econômicos e outros índices necessários ao gerenciamento dos estoques, segundo critérios aprovados pela direção da empresa;
6- Manter contato com as Gerências de Produção, Controle de Qualidade, Engenharia de produto, Financeira etc.
7- Estabelecer sistema de estocagem adequado;
8- Coordenar os inventários rotativos;

Administração de materiais – Os subsistemas coexistindo de forma integrada

A integração dos subsistemas, estudados nas aulas anteriores, funciona como um sistema de engrenagens que aciona a Administração de Material e permite a interface com outros sistemas da organização.
Quando um item de material é recebido do fornecedor, houve, antes, todo um conjunto de ações inter-relacionadas para esse fim:
O subsistema de Controle de Estoque aciona o subsistema de Compras que recorre ao subsistema de Cadastro.
Quando do recebimento do material pelo almoxarifado, o subsistema de Inspeção é acionado.
Os itens aceitos pela inspeção física e documental são encaminhados ao subsistema de Armazenagem para guarda nas unidades de estocagem próprias e demais providências.
O subsistema de Controle de Estoque é informado para proceder aos registros físicos e contábeis da movimentação de entrada.
O subsistema de Cadastro também é informado, para encerrar o dossiê de compras e processar as anotações cadastrais pertinentes ao fornecimento.
Os materiais recusados pelo subsistema de Inspeção são devolvidos ao fornecedor. A devolução é providenciada pelo subsistema de Aquisição que aciona o fornecedor para essa providência após ser informado, pela Inspeção, que o material não foi aceito.

O subsistema de Cadastro é informado do evento para providenciar o encerramento do processo de compra e processar, no cadastro de fornecedores, os registros pertinentes.
Quando o material é requisitado dos estoques, este evento é comunicado ao subsistema de Controle de Estoque pelo subsistema de Armazenagem que procede à baixa física e contábil, podendo, gerar com isso, uma ação de ressuprimento. Emitida uma ação de ressuprimento o subsistema de Controle de Estoques expede uma ordem ao subsistema de Compras, para que o material seja comprado de um dos fornecedores cadastrados e habilitados junto à organização pelo subsistema de Cadastro. Após a concretização da compra, o subsistema de Cadastro também fica responsável para providenciar, junto aos fornecedores, o cumprimento do prazo de entrega contratual, iniciando o ciclo, novamente, por ocasião do recebimento de material.
Todos esses subsistemas não aparecem configurados na Administração de Materiais de qualquer organização. As partes componentes desta função dependem do tamanho, do tipo e da complexidade da organização, da natureza e de sua atividade-fim, e do número de itens do inventário.

ADMINISTRAÇAO DE MATERIAIS - Subsistemas Específicos:

1 - Inspeção de Suprimentos
Subsistema de apoio responsável pela verificação da aplicação das normas e dos procedimentos estabelecidos para o funcionamento da Administração de Materiais em toda a organização, analisando os desvios da política de suprimento traçada pela administração e proporcionando soluções.

2 - Padronização e Normalização
Subsistema de apoio ao qual cabe a obtenção de menor número de variedades existentes de determinado tipo de material, por meio de unificação e especificação dos mesmos, propondo medidas de redução de estoques.

3 - Transporte de Material
Subsistema de apoio que se responsabiliza pela política e pela execução do transporte, movimentação e distribuição de material.
A colocação do produto acabado nos clientes e as entregas das matérias-primas na fábrica é de responsabilidade do setor de Transportes e Distribuição. É nesse setor que se executa a Administração da frota de veículos da empresa, e/ou onde também são contratadas as transportadoras que prestam serviços de entrega e coleta.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL – SUBSISTEMAS TÍPICOS - INTRODUÇÃO

1 - Subsistemas Típicos:
1- Controle de Estoque
Subsistema responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material.
O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis.
Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados.
O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.


2- Classificação de Material
Subsistema responsável pela identificação (especificação), classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material.

3- Aquisição / Compra de Material
Subsistema responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação.
O setor de Compras preocupa-se sobremaneira com o estoque de matéria-prima.
É da responsabilidade de Compras assegurar que as matérias-primas exigidas pela Produção estejam à disposição nas quantidades certas e nos períodos desejados.
Compras não é somente responsável pela quantidade e pelo prazo, mas precisa também comercializar com preço mais favorável possível, já que o custo da matéria-prima é um componente fundamental no custo do produto.

4- Armazenagem / Almoxarifado
Subsistema responsável pela gestão física dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, segundo determinadas normas e métodos de armazenamento.
O Almoxarifado é o responsável pela guarda física dos materiais em estoque, com exceção dos produtos em processo.
É o local onde ficam armazenados os produtos, para atender a produção e os materiais entregues pelos fornecedores.

5- Movimentação de Material
Subsistema encarregado do controle e normalização das transações de recebimento, fornecimento, devoluções, transferências de materiais e quaisquer outros tipos de movimentações de entrada e de saída de material.

6 - Inspeção de Recebimento
Subsistema responsável pela verificação física e documental do recebimento de material, podendo ainda encarregar-se da verificação dos atributos qualitativos definidos nas normas de controle de qualidade.

7 - Cadastro
Subsistema encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa
de mercado e compras.

A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS.aula introdutória

O mercado busca produtos e serviços para atender às suas infindas necessidades. A empresa com fins lucrativos estuda essa necessidade mercadológica e descobre que é interessante financeiramente produzir tais serviços ou produtos e ofertá-los no mercado. A empresa resolve então que deve partir para a produção.
Toda produção depende de três fatores, que chamamos de fatores de produção:
1- Natureza: fornecedora de insumos para a produção, exemplos: gás, madeiras, luz elétrica e outros.
2- Capital: É necessário comprar insumos, pagar mão de obra, manter um parque produtivo em funcionamento e para tudo é necessário dinheiro. Geralmente a empresa busca investidores, pessoas que possuem recursos financeiros e os aplicam na empresa, pois visam obter lucro com a produção.
3- Trabalho: devem-se transformar os insumos adquiridos em um produto final para ser ofertado ao mercado e para isso é necessário a mão de obra, o trabalho de maquinário e outros.
A empresa é o agente aglutinador capaz de unir a natureza, o capital e o trabalho e produzir de tal modo que consiga um lucro maior com o conjunto desses fatores, maior do que seria possivel com cada fator isoladamente.
Modernamente os fatores de produção costumam ser denominados recursos empresarias e são os recursos empresariais:
1- Recursos materiais.
2- Recursos humanos.
3- Recursos mercadológicos.
4- Recursos administrativos.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

A administração de materiais moderna!
Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um
Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado.

A administração dem materiais destina-se dotar a empresa dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao seu funcionamento, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques.
Suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização.
A providência do suprimento após o momento oportuno poderá levar a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração.
O tamanho do Lote de Compra acarreta as seguintes conseqüências:

1- Quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos.
2- Quantidades aquém do necessário podem levar à insuficiência de estoque e prejudicar a eficiência operacional da empresa.

Tempo oportuno e quantidade necessária, acarretam, se mal planejados, além de custos financeiros indesejáveis, lucros cessantes.
A obtenção de material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, retenções ociosas de capital e oportunidades de lucro não realizadas, podendo implicar em paradas de máquinas, defeitos na fabricação ou no serviço, inutilização de material, compras adicionais, etc.
Os subsistemas da Administração de Materiais, integrados de forma sistêmica, fornecem meios necessários à consecução das condições básicas necessárias para uma boa Administração de material.